domingo, 13 de março de 2011

Iluminação para Cozinhas



O sistema de iluminação ideal para cozinhas será aquele que possa integrar a luz geral com luzes pontuais.



É preciso de uma luz geral que permita nosso movimento e visualização em estantes e armários. Mas também será de grande importância a luz pontual que será colocada em diferentes áreas de trabalho. Cada uma dessas áreas (preparo de alimentos, cozimento, mesa, etc.) terá sua iluminação setorizada.

A luz geral será clara e deve evitar as sombras. A melhor opção para iluminação geral em cozinhas é a luz de centro. Se você vai colocar tubos de luzes descentralizadas, tenha o cuidado de não fazê-lo muito perto das paredes, pois poderão provocar sombras incômodas.




A luz pontual virá geralmente de cima, de lâmpadas colgantes ou vindas de baixo do vão dos armários. As lâmpadas colgantes serão de luz clara e estarão a uma altura que permita uma boa uma boa iluminação sem sombras nem reflexos. Atrás dos armários ou gabinetes é o melhor lugar para luzes que não incomodem os olhos e que iluminem o trabalho.



Se a cozinha conta com uma mesa ou ilha central, ambas podem ser iluminadas com uma luz pontual a partir do teto.

Conforto visual:

Na montagem da luminária pendente, sua altura deve ser ajustada de modo a evitar ofuscamento direto.

Nível de iluminação recomendável:

Iluminância média: 300 a 500 lux.

Iluminação direta/indireta:

A iluminação deve ser planejada de modo que a área de trabalho não fique com sombras.

Temperatura de cor:





Na copa, de modo a proporcionar uma iluminação mais aconchegante é recomendável trabalhar com lâmpadas de tonalidades de 2700K a 3000K (branca morna). Já no caso da cozinha, por se tratar de um ambiente de trabalho, recomenda-se a utilização de uma iluminação com tonalidade acima de 4000K (branca fria).



Índice de reprodução de cores:

A qualidade da luz é um ponto fundamental neste ambiente, por ser área de manipulação de alimentos. Neste caso, recomenda-se a utilização de lâmpadas com índice de reprodução de cores acima de 80.

Um comentário:

  1. Legal ler o seu post sobre iluminação!Estou desenvolvendo um closet para um cliente e ele pediu bastante pontos de iluminação indireta entre as prateleiras, pra dar um charme ao projeto e facilitar na hora de escolher as roupas, por sorte achei um ótimo técnico em elétrica que faz toda a automação com leds dentro do closet! Muito bacana a postagem,

    abraço

    Gabriel!

    ResponderExcluir

Obrigado!Thanx!Arigato!Merci!