quarta-feira, 3 de novembro de 2010

19º Equip Design – ‘Soluções Sustentáveis e Acessibilidade’
Espaço da feira Equipotel que concentra os lançamentos, inovações e tendências na arquitetura e decoração aplicados à hotelaria. Com projetos funcionais e adequados ao perfil hoteleiro, os 14 ambientes projetados por profissionais selecionados por Lucy Amicón, da LA Eventos, que coordenou o Equip Design pelo segundo ano consecutivo, enfocaram a sustentabilidade e a acessibilidade.

Suíte Campo
Arquitetos Aníbal Vidal Jr., Noel A. S. Sobrinho, Alexandre C. de Souza e pela designer Cristiane Oliveira.


A sustentabilidade guiou o projeto de Aníbal Vidal Jr., Noel A. S. Sobrinho, Alexandre C. de Souza e Cristiane Oliveira para a Suíte Campo. O piso da área de entrada é feito de ladrilho hidráulico, os móveis são feitos de madeira de reflorestamento, sofá e tapete são de couro ecológico e a pintura das paredes é à base de água.


é ideal para casais que buscam a tranquilidade fora dos grandes centros urbanos, agregando descontração e conforto em um ambiente com equilíbrio estético-funcional. Com área total de 38,90 m², a suíte utiliza um mix de materiais sustentáveis e convencionais, como o porcelanato, por exemplo, buscando equilibrar a relação entre custo e beneficio, porém sempre destacando o conceito da sustentabilidade.


Nem tão explicitas na ambientação do espaço, porém de extrema importância, o projeto idealiza o reaproveitamento de águas pluviais para utilização em caixas das descargas dos banheiros, lavagem de áreas externas, sistema de aspiração central, tratamento de esgoto sanitário e lixo orgânico.


Para completar, a suíte utiliza cerca de 50% de energia solar, tinta ecológica, madeiras de reflorestamento (MDF e MDP), tapetes em couro ecológico, poltrona em taboa (fibra natural) e bacia com válvula Dual Happening.

Com uma decoração simples e clean a Suíte ficou ainda mais com ar de Campestre.


Aproveitando clima campestres o projeto contou ainda com temas florais o que sem dúvida deixou mais evidenciado o ar de campo.


“Tivemos a preocupação de criar um espaço funcional, que não fosse apenas cenográfico. O projeto todo é viável, com um custo-benefício equilibrado”, garante o arquiteto Aníbal Vidal Jr.


O projeto buscou dar harmonia a integração de áreas independentes como hall de acesso/refeições, dormitório/estar, closet/ lavatório/banheiro, buscando manter ideal a operacionalidade do hotel, principalmente em relação á manutenção do local.


Abaixo segue fotos com diferentes tipos de cena de iluminação.
Notamos que somente com o painel e a iluminação central acesos, a iluminação fica mais linear e sem muitas curvas fotométricas, provocando uma sensação de claridade absoluta.


Já se ligarmos o abjuor vemos que a iluminação fica mais aconchegante, tornando o ambiente mais relaxante e mais propicio ao descanso.


O mesmo acontece com a parte do ambiente projetada para refeições rapidas.
Que pode tanto estar com uma iluminação de mais conforto visual e para jantares à dois.


O com Ilumiinação mais abrangente que seria mais ideal para um café ou uma conversa mais informal.


O objetivo de provar aos proprietários e administradores de hotéis, resorts, motéis e pousadas que, além de ecologicamente corretas, as soluções ainda trazem economia para os empreendimentos, que gastam menos com água ou luz, por exemplo, foi alcançado mais uma vez em 2010.

8 comentários:

  1. Muito bacana
    http://olhaissonet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem legal, uma mobilização que faz bem!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal... ahhhhhhhhhh poxa, pena que essas coisas são "proibidas" pra mim

    ResponderExcluir
  4. retribuindo visita...
    se quiser mandar as fotos pro e-mail. ta no post.
    bjs
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Lindo e sustentável, o que é ainda mais importante. Hoje em dia é impossível falar de arquitetura sem pensar em soluções sustentáveis!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. muito interessante!
    sustentabilidade é muito importante nos dias de hoje

    ResponderExcluir

Obrigado!Thanx!Arigato!Merci!