quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Revestimentos retro


A casa e o modo de viver mudaram muito no decorrer dos tempos, a importância que cada espaço tem na composição de uma casa se diferencia e muito no decorrer da historia, os ambientes foram evoluindo e tornado-se de uma maneira geral mais frios e impessoais com uma pegada mais Hi-tec. A volta dos revestimentos retro evidencia uma necessidade do homem contemporâneo em buscar suas raízes e essência, trazendo além do conforto e da estética nos ambientes uma história, algo que remeta a boas lembranças de infância, algo marcante que tenha significado e faça sentido.



Não é por acaso que revestimentos como ladrilho hidráulico e cobogós marcam este movimento, onde sim queremos ter a tecnologia, mas chegar em casa e ter o aconchego que se tinha no interior antigamente.


Percebendo este movimento, muitos profissionais da área e fabricantes de revestimento vêm investindo neste setor, é comum hoje pelo menos um ambiente da casa ter este apelo traduzido com um destes elementos. Pisos e revestimentos como o ladrilho, além da resistência mecânica, são atrativos no quesito cor, trazem personalidade e estética e podem ser usados em ambientes de diversos tamanhos, são hoje aplicados principalmente em varandas gourmet, lavabos, cozinhas e para os mais ousados até mesmo em salas e quartos. Já os Cobogós , além de trazer cor ao ambiente, traz um jogo de volumetria que quando “bem casado” com iluminação pode causar efeitos muito agradáveis visualmente, muitas vezes funcionam como divisores de espaço e por serem vazados trazem amplitude ao conjunto, demarca-se uma área e ao mesmo tempo deixa a mesma integrada, de certa forma melhora a circulação de ar, não polui visualmente, traz a história e se torna um ponto chave e despretensioso do projeto, são muitas as vantagens e diversas as possibilidades de aplicação tanto em interiores como em arquitetura.



Este é um movimento que acredito se intensificar ao longo do tempo e como consequência, teremos cada vez mais a presença destas peças quase que de arte nos ambientes.


Por Iago Patucci
Fotos Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Thanx!Arigato!Merci!